2.2.12

Suporte para a escrita

Qualquer superfície pode ser utilizada como suporte para a escrita. Mas existem aqueles que foram usados de forma sistemática ao longo das civilizações e fazem parte da história da escrita.

Inicialmente os suportes mais duros eram utilizados: pedra, madeira, casca de árvore, casco de animais e ossos registraram o alvorecer da linguagem escrita. Desses, o mais marcante até hoje são as placas de argila utilizadas na Suméria (antiga civilização localizada onde atualmente temos o Iraque) cerca de 3500 a.C. para a escrita cuneiforme – considerada pelos historiadores a primeira. Para marcar a argila era utilizada uma cunha.




Depois vieram os suportes de origem vegetal, como as folhas de palmeira na Índia e o bambú na China.




O papiro espalha-se do Egito por toda Europa e Oriente Médio depois de 2500 a.C. Fabricado a partir de tiras entelaçadas do caule da planta de mesmo nome. Neste link há um passo-a-passo de como fabricar uma folha de papiro. E Abaixo, reprodução de um texto de medicina egípcio escrito em papiro e datado por volta de 1600 a.C.



Na América, os Maias utilizavam uma espécie de papel, chamado de Kopó, fabricado a partir da casca de figueira e mais propício à escrita que o famoso papiro. Um dos poucos códices maias que sobreviveram à invasão espanhola, encontra-se atualmente na cidade de Dresden, na Alemanha e foi escrito nesse tipo de papel.



Voltando à Europa e aos suportes mais rígidos, tábuas de madeira revestidas de cera eram utilizadas na Roma Antiga para anotações cotidianas, com a vantagem de poder ser apagada, simplesmente raspando a camada de cera escrita e substituindo por uma nova camada lisa. Nas chamadas tábulas se escreviam com uma espécie de estilete ou marcador de ponta fina.




De origem animal, o pergaminho conquista o Ocidente e Oriente Médio na Antiguidade por sua durabilidade. Este material foi usado amplamente nos mosteiros da Idade Média para presevar diversos textos. Feito a partir de pele animal, até hoje é utilizado para documentos importantes, pois além de durável, dificulta a falsificação. No Brasil ainda há fabricação artesanal de pergaminho.






Mas é o papel chinês que conquista o mundo e torna-se o suporte mais importante de nosso tempo. Dele não é preciso falar muito...

Agora caminhamos para as tablets digitais, que lembram as antigas tábulas de madeira.


__________________
Atualização 08/02/2012

Encontrei essas fotos de cálamo, precursora da caneta de pena, muito usado para escrever no papiro, pergaminho e papel. Tem também um esquema mostrando como cortar a ponta da pena para a escrita.



18 comentários:

  1. Eu queria saber a hist de cada um deles . . .

    ResponderExcluir
  2. Só ver no google escreve lá assim: A história dos Instrumentos da escrita e suportes

    espero ter ajudado ><

    ResponderExcluir
  3. não me ajudou em nada bosta de site!!!

    ResponderExcluir
  4. 2-) Sim, a tecnologia não foi feita somente para lazer, também para trabalhos de todas as plataformas, também serve para ler livros (EBook), melhorar a escrita e a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olha não sei se me ajudou não

    ResponderExcluir